"Inconscientemente, sabemos tanto e muito mais do que conscientemente".
Milton Erickson
Possivelmente, uma pessoa que chega ao consultório de psicoterapia já tentou conscientemente de tudo para solucionar a situação ou dificuldade trazida.
A abordagem ericksoniana proveniente dos ensinamentos Dr. Milton Erickson, trabalha além do nível consciente o nível inconsciente. Erickson afirma que este último pode ser o melhor amigo do homem. A nossa mente inconsciente é constituída por todos os aprendizados no decorrer da vida, dos quais muitos já fora esquecidos completamente, mas servem no funcionamento automático. A psicoterapia consiste em trabalhar com esses níveis de comunicação (Cs e ICs) e eliciar a riqueza, as possibilidades e os recursos que o inconsciente oferece para a promoção de mudanças.
Um dia estava voltando da escola secundária quando um cavalo desenfreado passou a toda a brida perto de nós e entrou no estábulo de uma granja...atrás de uma talagada d'água. O animal borbulhava de suor. Mas o granjeiro não o reconheceu, de modo que o encurralamos. Pulei no lombo do bicho...como ele tinha rédeas, agarrei-as e lhe gritei: "Eia!"...encaminhando-o para a estrada. Eu sabia que o cavalo tomaria o rumo certo...Não sabia qual era esse rumo. E ele trotou e galopou. De vez em quando esquecia que estava na estrada e entrava no campo. De modo que eu tinha de puxar-lhe um pouco as rédeas, fazendo-o ver que a estrada era pra lá. Por fim, uns seis quilômetros do local onde eu havia montado, o cavalo entrou num estábulo e o granjeiro disse: "Ei-lo que finalmente volta. Onde você o encontrou?
- A uns seis quilômetros daqui - respondi.
- Como você sabia que ele chegaria aqui?
- Eu não...ele é que sabia. Tudo o que fiz foi manter sua atenção concentrada no caminho.
Bianca Galindo